11 de abril de 2011

Fenômeno publicitário

O primeiro grande craque da era digital foi também pioneiro na era de cifras astronômicas em transferências, salários e patrocínios no mercado da bola.
Ronaldo sempre foi diferenciado da maioria dos jogadores, e não estamos falando dele apenas com a bola nos pés. Aos 17 anos, em 1994, com sua primeira transferência a Europa, Ronaldinho teve sua imagem associada à primeira marca, a AMBEV, antes mesmo da vitoriosa Copa do mesmo ano.



Sempre relacionado publicitariamente a empresas de bebidas, as marcas Guaraná Antarctica e Brahma Chopp são as que exploram mais sua imagem em campanhas publicitárias. Já com a Nike – com quem possui um contrato vitalício – Ronaldo arrecada cerca de 14 milhões por ano, bem mais da metade do valor arrecadado com vendas do produto da linha R9 ("R" de Ronaldo e 9, o número da sua camisa de jogo). Sempre ligado a superação e ao seu apelido “Fenômeno”, Ronaldo foi muito mais que um simples craque que vendia inúmeras camisas e rendia ao clube apenas dentro de campo, um dos maiores sucessos de marketing de todos os tempos, o “#ParaSempreFenômeno” - como diz a camisa criada em sua homenagem pelo Corinthians após sua despedida dos gramados - ao longo da carreira acumulou uma fortuna que já passou de meio bilhão de reais.



Sua carreira:
Ronaldo Luis Nazário de Lima, 34 anos de idade, anunciou oficialmente o fim da sua carreira como jogador de futebol na segunda-feira 14 de fevereiro de 2011.
Fenômeno com as bolas no pés, Ronaldo foi ídolo por todos os clubes que jogou e vestiu com louvor – e por unanimidade – a camisa 9.
Bi-campeão pela seleção brasileira de futebol, três vezes eleito o melhor jogador do mundo, maior artilheiro de todos os tempos da Copa do Mundo... Ronaldo conquistou inúmeros títulos durante toda sua carreira, entre eles um título simbólico, de ícone de superação.
O Fenômeno - como passou a ser chamado após sua brilhante passagem pelo PSV Eindhoven e transferência para o Barcelona – sofreu sua primeira lesão no joelho em 99 após assumir a camisa 9 da Inter de Milão, e ficou afastado dos gramados por cinco meses. Ele voltou aos campos em abril de 2000, mas sofreu nova lesão no mesmo joelho, o que o afastou por mais quinze meses. Muitos acreditavam que Ronaldo jamais voltaria a ser o “Fenômeno” que era antes, e em meio a desentendimentos com o técnico da Inter, ele preferiu transferir-se para outro clube, o Real Madrid.
A chegada ao maior clube do Mundo foi ótima, em sua estréia ele marcou duas vezes na goleada do Real sobre o Alavés, e construía mais um degrau da sua carreira. Em 2002, aos 25 anos, Ronaldo participava de sua terceira Copa do Mundo. Nela o Fenômeno ressurgiu, marcando oito vezes, deixando de anotar um tento apenas contra a Inglaterra. A artilharia do mundial incluiu os dois gols na decisão, contra a Alemanha e custou ao final do ano seu terceiro prêmio como melhor jogador do Mundo.
Trazendo o penta-campeonato ao Brasil – e sendo a principal estrela da seleção naquela ocasião – Ronaldo não podia deixar de ser lembrado como um exemplo para todos os brasileiros por sua superação, e desse feito criou-se o slogan para a campanha “Brasileiro não desiste nunca!”, com o Ronaldo como principal estrela publicitária.
Mas nem tudo são flores, depois de um tempo ele teve algumas temporadas ruins no Real Madrid, apesar de algumas artilharias, e começou a ser critico pelo seu peso. Na temporada 2006-07 acertou sua transferência para o Milan, mas no clube de Milão durou pouco tempo antes da terceira lesão no mesmo joelho, em 2008 em uma partida contra o Livorno.

Quando todos pensavam que “dessa vez não da mais”, é que Ronaldinho surpreende novamente a todos, após voltar para o Brasil para tratar do seu problema no joelho no Flamengo, no final de 2008 em uma estratégia de marketing, o Corinthians acertou com o atacante.
Com casos conturbados extra-campos e o excesso de peso muitos achavam que ele não passaria de um ótimo marketing para o clube, mas o Fenômeno surpreendeu logo em sua estréia, com o gol de empate no clássico contra o Palmeiras aos 46 minutos de jogo. Depois disso vieram mais dois títulos - incluindo o campeonato paulista invicto com ele fazendo oito gols em dez jogos - e com gols do Ronaldo nas finais do Paulista e da Copa do Brasil. Sua primeira passagem foi marcada como vitoriosa, líder de vendas de camisa no ano, o Ronaldo fez com que o Corinthians tivesse disparado o maior faturamento do mesmo ano entre os clubes brasileiros, principalmente em atividades em que envolve marketing.
Só que a eliminação em 2010 da Libertadores pelo Flamengo e a má sequência de jogos no mesmo ano fizeram com que sua moral como jogador da Fiel decaísse, e nem mesmo sua volta com muitos gols e passes no final do Brasileirão melhoraram ela. A pré-Libertadores foi a gota d’água, com a eliminação para o Tolima, e uma sequência de pequenas lesões, o Fenômeno foi a público declarar o término de sua vitoriosa carreira.


Mas Ronaldo era diferenciado, como bem diz a sua música – “Sou Ronaldo!”. feita pelo Marcelo D2 - “Igual a todo brasileiro eu sou guerreiro, Às vezes caio, mas eu me levanto”. E foi assim, mesmo tendo se aposentado há 49 dias, o ex-atacante ainda dominava as vendas de camisa do Corinthians. Ciente dos interesses do torcedor corintiano, a loja do Parque São Jorge expôs no centro de sua vitrine oficial a camisa oficial feita em homenagem a Ronaldo com a hashtag do Twitter “#ParaSempreFenômeno”!

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